domingo, 29 de julho de 2012

Pele Animal


Essa imagem me fez ficar pensando na luta que os defensores dos animais tem para tentar acabar com o uso de peles na moda. E isso não é de hoje. Desde que o mundo é mundo, a cadeia alimentar obriga uns a comerem os outros e depois usar a pele para se cobrir. A crueldade com que se matam os animais para fazer casaco gera toda essa polêmica que, acaba não tendo fim. Criadores continuam (e não apenas Jean Paul Gaultier, ok?!) a fazerem uso de peles em suas coleções. Consumidores compram. Pele é imponente. Mostra riqueza, poder, algo particular e merecedor de um estudo profundo. 
Claro que temos a ala dos que não usam de jeito nenhum, como Stella McCartney, uma das poucas adeptas do ecologicamente correto em tudo que cria. Ela é um sucesso, até mais que muitos que usam peles. Divago por que me tocam as imagens como dessa moça fantasiada de sangue. Não fico indiferente a ela. Meu dever é mostrar e falar sobre moda, é mostrar que existe a pele, mas que também tem gente lutando ferozmente contra. Sem agredir. Essa moça estava parada na porta do desfile em Paris. Não falou nem gritou, mas conseguiu chamar atenção de muita gente, e me fazer refletir sobre essa imagem. Estratégia boa, merci. Não compro mais pele, assino aqui, sem fazer discurso, sem atacar, sem deixar de mostrar quando elas estiverem nas passarelas. Sem colocar minhas herdadas de fora.


Gros Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário